segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Questões de gênero e inclusão na sala de aula

Palestra: "Inclusão: desafios e possibilidades no cotidiano docente"
Palestrante: Profª. Drª. Elisa Ferreira Silva de Alcântra
Local: Universidade Federal de Itajubá – Auditório da Elétrica


Vários desafios estão atrelados a profissão docente, um deles é a inclusão. Para o profissional sem compromisso ético com a profissão é mais cômodo declarar-se incapaz de lidar com essas questões que dispor-se a lecionar para tais alunos. Esse pressuposto advém inicialmente dos preconceitos que o professor carrega consigo, estes são exteriorizados, traduzidos em frases e gestos, mas se alguém é questionado logo vem a negação: “eu não tenho preconceitos”. A muito se sabe que a escola é co-formadora do caráter humano e ético, claro que em parceria com a família, dessa forma é imprescindível que questões de gênero, como a violência contra a mulher, homossexualidade, assim como a inclusão de alunos com deficiência intelectual ou física, sejam discutidas, pois estas permeiam o ensino, seja em uma aula de Biologia, Física, Química ou Matemática. Os professores devem estar atentos a cumprir o currículo oculto e abordar tais questões. Para isso talvez o próprio professor precise, antes de tudo, despir-se de seus preconceitos, para que as questões discutidas com os alunos apresentem-se isentas de hipocrisia, pois como Paulo Freire nos ensinou “Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo”.

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