Palestra: "Inclusão: desafios
e possibilidades no cotidiano docente"
Palestrante: Profª.
Drª. Elisa Ferreira Silva de Alcântra
Local: Universidade
Federal de Itajubá – Auditório da Elétrica
Vários desafios estão
atrelados a profissão docente, um deles é a inclusão. Para o profissional sem
compromisso ético com a profissão é mais cômodo declarar-se incapaz de lidar
com essas questões que dispor-se a lecionar para tais alunos. Esse pressuposto
advém inicialmente dos preconceitos que o professor carrega consigo, estes são
exteriorizados, traduzidos em frases e gestos, mas se alguém é questionado logo
vem a negação: “eu não tenho preconceitos”. A muito se sabe que a escola é
co-formadora do caráter humano e ético, claro que em parceria com a família,
dessa forma é imprescindível que questões de gênero, como a violência contra a
mulher, homossexualidade, assim como a inclusão de alunos com deficiência
intelectual ou física, sejam discutidas, pois estas permeiam o ensino, seja em uma aula de Biologia, Física,
Química ou Matemática. Os professores devem estar atentos a cumprir o currículo oculto e abordar tais questões. Para isso talvez o próprio professor
precise, antes de tudo, despir-se de seus preconceitos, para que as
questões discutidas com os alunos apresentem-se isentas de hipocrisia, pois como Paulo
Freire nos ensinou “Ensinar exige corporeificação das palavras pelo exemplo”.
Importante reflexão!
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